RÁDIO VERDES CAMPOS GOSPEL: Chia, uma planta considerada milagrosa para a saúde

domingo, 27 de março de 2016

Chia, uma planta considerada milagrosa para a saúde

A chia é uma planta originária do México e seu nome científico ( sálvia hispânica ).
Ainda pouco conhecida no Brasil e não muito cultivada por aqui, ela vem destacando pelo seu conhecimento como uma planta de alto poder na medicina natural. O que leva a Chia a ser considerada a planta milagrosa, não é a folha e sim a semente que ela produz. De região montanhosa do México , a planta ficou mundialmente conhecida pelas propriedades medicinais contidas em suas sementes, entre elas destacam - se : o ômega 3 e 5 encontrado em maior quantidade que até mesmo nos peixes de águas geladas da Noruega. De acordo com algumas informações, esta não é a única fonte benéfica da Chia, ela ainda é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo, entre outros ... O consumo da semente de maneira correta, pode controlar o diabete, prevenir doenças cardiovasculares, ajuda no controle da pressão arterial e se tornou famosa por ajudar a controlar e reduzir o peso. No Brasil alguns produtores do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, já estão investindo no cultivo da planta.
Foto/Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
A semente da Chia pode ser encontrada para consumo nas lojas de produtos naturais em todo o Brasil, já para cultivo, deve _ se procurar em cooperativas agrícolas de sua região para melhor informação.  
A chia não suporta climas frios, mais é resistente a lugares seco, embora produza
bem em solos úmidos.
A semente pode ser usada moída no preparo de bolos e pães, também pode _ se usar a semente no preparo de saladas, sucos, iogurte e sopas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário